Hiperemese gravídica
A hiperemese (ou hiperêmese) significa, literalmente, "excesso de vômito na gravidez". Não é uma complicação muito comum da gravidez, e melhora bastante se o tratamento começar cedo. Ela dá sinais logo no princípio da gestação, com 5 semanas, e costuma começar a melhorar a partir da semana 16.
Na maioria dos casos, na 20a semana, metade da gestação, ela já foi embora, mas há situações (raras) em que os vômitos persistem até o bebê nascer -- o que pode ser muito angustiante.
Embora não seja muito comum, a hiperemese não chega a ser considerada rara. Afeta entre 0,5 e 2% das grávidas, e é a causa mais frequente de hospitalização no começo da gravidez, normalmente para tratar a desidratação.
Como vou saber se é enjoo normal ou é hiperemese?
É provável que você esteja com hiperemese se:
• vomita várias vezes por dia
• vomita praticamente sempre que bebe ou come alguma coisa
• está emagrecendo
• não está conseguindo levar o seu dia-a-dia
• nada faz a náusea melhorar (não consegue nem usar medicamentos anti-eméticos porque os vômitos não permitem)
in http://brasil.babycenter.com/a4000049/hiperemese-grav%C3%ADdica-v%C3%B4mito-excessivo#ixzz4QrKxp49P
Por conta das alterações hormonais, a maioria das grávidas apresenta um quadro de êmese gravídica, ou seja, vômitos durante a gravidez. Essa é uma alteração fisiológica natural da gestante, que pode ser controlada com uma alimentação saudável e fracionada. Já a hiperêmese gravídica é o excesso de náuseas e vômitos durante a gestação, impedindo a gestante de comer adequadamente e atrapalhando a rotina. Tanto a ênese quanto a hiperêmese gravídica são mais comuns no primeiro trimestre de gestação, mas dependendo da gravidade podem durar até 20 semanas. Até um 1,5% da população pode sofrer com a doença.
in http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hiperemese-gravidica